Projetos gerenciados pela Faperp

PROJETOS EDUCACIONAIS

A Faperp busca melhorar a base da Educação para esta e para as futuras gerações. Para isso, acredita que o investimento primordial deve ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. É o que tem feito. Os projetos da Fundação são pautados por ações educativas e de formação, a fim de intervir de forma positiva e modificadora na vida dos participantes.

As iniciativas do Faperp Educação podem envolver as crianças, por meio de projetos educacionais e recreativos, ou os professores e lideranças das escolas, com a oferta de formação técnica do corpo pedagógico. Ambos os públicos ganham ferramentas importantes para construir seu senso crítico e resolver problemas do cotidiano, contribuindo para um ambiente escolar mais estimulante.

PÚBLICO ATENDIDO

Os projetos educacionais desenvolvidos pela Faperp podem atender estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e suas respectivas escolas e comunidade a partir de atividades pedagógicas e culturais. As iniciativas do Faperp Educação também podem beneficiar professores, coordenadores, diretores e funcionários das escolas e das secretarias de Educação, que participam de capacitações profissionais e acompanhamento pedagógico.

COMO FUNCIONA

A atuação da Faperp supre a necessidade de escolas públicas e privadas no diagnóstico e na proposta de soluções para os métodos pedagógicos adotados. A Fundação entra nesses ambientes para o levantamento de informações sobre as situações críticas das instituições. Com base nesses dados, inicia o serviço de consultoria para criar hipóteses diagnósticas e um plano de ação com soluções adequadas para os problemas apontados. As intervenções recomendadas são realizadas de acordo com a realidade e o objetivo de cada escola, disponíveis nos formatos de workshops, oficinas, palestras, capacitações e formações. Ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, a instituição conta com o acompanhamento da Faperp no avanço de cada etapa, a fim de monitorar os resultados.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

FOTOS DOS PROJETOS:
Apoio Pedagógico de Inclusão,
Consultoria e Palestras para escolas
Cantoria por todo canto
Ações Educativas Complementares / Jornada Ampliada

Palestras

A Faperp conta com mais de 20 anos de experiência na criação e execução de projetos. Conhecendo a realidade de instituições públicas e empresas privadas, criou nova frente de atuação, direcionada à formação dos colaboradores dessas organizações.

Assim surgiram os projetos Faperp Saúde e Faperp Educação. Por meio de palestras, a Fundação leva orientação especializada, promovendo um ambiente mais adequado aos desafios cotidianos das organizações públicas e privadas.

PÚBLICO ATENDIDO

As palestras sobre saúde e bem-estar podem se destinar a:
– colaboradores de empresas de diferentes segmentos e portes e
– servidores do poder público.

Já as palestras sobre educação dirigem-se a:
– alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental;
– corpo docente, pais de alunos e equipe escolar das redes públicas e privadas e
– profissionais de secretarias de educação.

COMO FUNCIONA

A atuação da Faperp supre a necessidade de formação especializada. Seja por meio do projeto Faperp Saúde, seja por meio do Faperp Educação, a Faperp entrará em contato com a organização para entender as reais necessidades do ambiente para, assim, definir os temas prioritários. Contamos com extenso portfólio de palestras, mas também personalizamos os atendimentos de acordo com a necessidade de cada organização.

Cursos

Por meio de parcerias com instituições de ensino públicas, como a Unesp de São José do Rio Preto (SP) e de Araçatuba (SP) e a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), a Faperp oferece cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão, tendo como objetivo a formação de recursos humanos e o aprimoramento de conhecimento em setores específicos de atividades acadêmicas e profissionais.

LATO SENSU

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu têm por objetivo aprimorar conhecimentos em setores de atividades acadêmicas e profissionais específicos. Destinados a portadores de diploma de nível superior, têm duração mínima de 360 horas e seguem rigorosamente a Legislação Federal(*). Os concluintes recebem, ao final, o título de Especialista na área do curso realizado.

(*)Resolução 1 de 03/04/2001 da Câmara de Educação Superior do MEC. Os cursos realizados em parceria com a Unesp seguem também a Resolução da Unesp nº 41 de 17/10/2011.

DIFUSÃO CULTURAL

Os cursos de Difusão Cultural(*) têm como finalidade difundir aspectos da cultura em todas as suas manifestações, independentemente de sua formação específica. São dirigidos a grupos de pessoas e instituições públicas ou privadas, de acordo com sua finalidade e o seu conteúdo, não sendo, portanto, restritos somente aos universitários. A carga-horária de cada curso pode variar de 30 a 180 horas-aula.

(*)Seguem a Resolução Unesp, nº 73, de 10/12/2008.

EXTENSÃO

Os cursos de Extensão têm como objetivo difundir e atualizar conhecimentos sistematizados e técnicas de trabalho. São dirigidos a grupos de pessoas e instituições públicas ou privadas, de acordo com sua finalidade. Têm carga horária de 30 horas-aula a 180 horas-aula.

Gestão financeira de projetos

Graças a uma relação próxima com Universidades, a Faperp se notabilizou como gestora financeira de diversos eventos acadêmicos, bem como responsável pela captação de recursos junto à iniciativa privada. De acordo com orientações do Ministério Público de São Paulo, docentes e discentes envolvidos na organização de eventos acadêmicos são impedidos de realizar a movimentação financeira obtida nas inscrições e nos patrocínios por meio de suas contas bancárias pessoais. Desse modo, o serviço de gestão financeira de eventos soluciona tal situação, pois a Fundação fica responsável pelo recebimento e pelo repasse da verba.

PÚBLICO ATENDIDO

Docentes e discentes envolvidos ou responsáveis pela organização de eventos acadêmicos que precisam de auxílio na movimentação de recursos financeiros obtidos por meio da inscrição de participantes ou da obtenção de patrocínio.

COMO FUNCIONA

O serviço de gestão financeira de eventos é adaptado de acordo com a necessidade do público. Em geral, pode compreender as seguintes ações:
– Captação de recursos junto à iniciativa privada;
– Recebimento dos recursos obtidos nas inscrições;
– Repasse dos recursos obtidos via inscrição ou via iniciativa privada;
– Controle de orçamento;
– Prestação de contas.

Ao longo da história da Faperp, inúmeros eventos contaram com o auxílio da gestão financeira da Fundação. Veja alguns deles:
– I Congresso Paulista de Ciências Biológicas
– III Ciclo de Debates
– XXXVII Semana do Tradutor
– Congresso Internacional – Romance Histórico em Língua Portuguesa
– II Encontro dos Grupos Pet Biologia (Epbio)
– XXVI Semac – Semana da Computação da Unesp de São José do Rio Preto
– Simpósio de Biociências e Microbiologia (Sbm)
– Workshop de Restauração de Áreas Florestais Degradadas

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, EM QUE A PROFª DRª ROGÉRIA GRATÃO DE SOUZA FALA SOBRE ESSE SERVIÇO DURANTE A XXVI SEMAC:

Projetos Culturais

A Cultura existe para transformar. Ao inserir crianças, jovens e adultos em contextos culturais, de forma fundamentada, esses indivíduos se tornam mais críticos, criam novos conceitos e desenvolvem novas maneiras de percepção da vida e do mundo. Esse é um dos objetivo da Faperp.

Por meio de ações de produção e difusão artística em diferentes segmentos, a Fundação estimula a criatividade, a inspiração e a motivação. Como consequência, os participantes dos Projetos Culturais se mostram mais sensíveis, generosos e tolerantes, o que se reflete em pequenas atitudes no dia a dia. Muitas vezes, esses projetos são criados em parceria com a Educação para alcançar objetivos ainda mais específicos, como o estímulo à aprendizagem.

PÚBLICO ATENDIDO

A atuação da Faperp na área cultural atinge todos os tipos de público – de crianças a idosos, de aspirantes a artista a artistas profissionais. Também contempla escolas, onde os projetos podem ser desenvolvidos, e, é claro, a comunidade, que se torna espectadora das apresentações de teatro, música, dança e outras expressões artísticas importantes. Por fim, o próprio poder público é beneficiado, por meio de políticas de valorização do patrimônio cultural material e imaterial.

COMO FUNCIONA

A Faperp, nesta área, pode atuar em duas frentes: pública e privada. No atendimento da gestão pública, a Fundação supre uma necessidade de governos municipais. Quando essa necessidade é detectada, a Faperp levanta as informações junto às secretarias e departamentos municipais de Cultura e Educação e elabora uma proposta, descrevendo o objetivo, as justificativas e a metodologia aplicados em cada ação. Também são detalhadas as necessidades administrativas, como contratação de pessoal, cronograma de atividades, investimento, documentação necessária e responsabilidades – tanto da Faperp quanto do contratante. Após a apresentação da proposta, são elaborados os contratos e é feita a publicação em Diário Oficial. Na frente privada, a Faperp desenvolve a captação e a gestão de recursos para projetos culturais das mais variadas temáticas. O atendimento é feito ao público em geral que apresente uma ideia e precise de assessoria e know-how para desenvolvê-la. A Fundação também faz a intermediação do processo de desenvolvimento do projeto entre idealizador e patrocinador. Os recursos, nestes casos, podem ser oriundos do sistema público – como o Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, e a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, – ou privados.

FESTIVAL OLHO DA RUA

Criado na periferia dos Estados Unidos, o hip hop é, hoje, reconhecido como uma das mais fortes expressões culturais das ruas brasileiras. Por isso, desde 2008, a Faperp apoia a realização do Festival Olho da Rua, em São José do Rio Preto (SP).

O evento tem o intuito de valorizar as quatro vertentes do movimento – breaking, rap, DJing e grafitti. Uma das atrações mais tradicionais é o Duelo de Titãs, uma batalha em que profissionais da dança se “enfrentam” diante de jurados. Outro destaque recente é o Duelo Kids, uma versão para o público infanto-juvenil.

Desse modo, o Festival Olho da Rua abre espaço para artistas locais e até internacionais mostrarem seu trabalho, revela novos talentos e possibilita momentos de descontração e lazer para toda a população.

(FOTOS)

FESTIVAL OLHO DA RUA E DUELO DE TITÃS 2014

A 6ª edição do Festival Olho da Rua aconteceu em abril de 2014 e levou a cinco escolas de São José do Rio Preto (SP) a cultura do hip hop, com oficinas de break e apresentações. Para fechar o festival, o tradicional Duelo de Titãs, foi realizado no dia 20 de abril, no Centro Regional de Eventos de Rio Preto.

Faperp Saúde

Os colaboradores das empresas privadas e instituições públicas são extremamente relevantes para o sucesso dos negócios. Segundo pesquisa promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), empresas que realizam ações voltadas a qualidade de vida dos colaboradores notaram redução de faltas e aumento na produtividade da equipe. É nessa esfera que o Projeto Faperp Saúde atua com a oferta de palestras sobre saúde e bem-estar.

As iniciativas do Faperp Saúde dedicam-se a incentivar um ambiente mais seguro para todos os colaboradores, tornando-os agentes ativos na prevenção de doenças e estimulando hábitos saudáveis. Por meio de palestras, as equipes recebem orientação especializada de profissionais da saúde de áreas variadas.

PÚBLICO ATENDIDO

As palestras sobre saúde e bem-estar da Faperp destinam-se a empresas de diversos segmentos, de pequeno a grande porte, localizadas em São José do Rio Preto e região. As apresentações visam promover bons hábitos que geram qualidade de vida para os colaboradores das organizações, com base em orientações especializadas.

COMO FUNCIONA

A atuação da Faperp surge da necessidade das empresas em investirem na promoção de um ambiente mais seguro e agradável para seus colaboradores. Entraremos em contato com sua empresa para compreender os desafios prioritários no que se refere aos temas da saúde dos colaboradores. Já contamos com extenso portfólio de palestras, tais como:
– Motivação
– Saúde bucal
– Será que é fome?
– Práticas laborais
– Diabetes Mellitus
– Primeiros socorros
– Câncer de próstata
– Hipertensão arterial
– Respeito ao próximo
– Inteligência emocional
– Stress no ambiente de trabalho
– Câncer de mama e colo uterino
– Doença sexualmente transmissível
– Saúde do homem e saúde da mulher
– Benefícios de atividades físicas
– Influências do esporte no mundo corporativo
Nosso diferencial está em desenvolver temas inéditos de acordo com a necessidade de cada empresa.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

PALESTRAS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR PARA EMPRESAS

A Faperp, com mais de 20 anos de experiência com projetos, lançou nova frente na área de saúde para empresas. O projeto Faperp Saúde oferece palestras sobre saúde e bem-estar laboral. As apresentações visam a melhoria da saúde do trabalhador e incentivo a hábitos saudáveis mediante orientação de profissionais especializados da área.

Qualidade de vida para todos

O investimento na saúde e bem-estar dos colaboradores torna-se cada vez mais importante nos negócios. Segundo pesquisa promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), 48% das empresas entrevistadas defendem que ações que incentivam a saúde e a segurança no trabalho reduzem faltas dos colaboradores e 43% indicam que notaram aumento na produtividade após investirem nas ações com esses objetivos.

Para manter um clima seguro e agradável para toda a equipe, oferecemos as palestras de diversos temas das áreas da saúde e do bem-estar com a missão de levar informação e estimular bons hábitos aos colaboradores.

Faperp Pesquisa

Por ter nascido dentro de uma universidade – o Ibilce/Unesp, campus de São José do Rio Preto –, não há como negar que a Faperp tem a ciência em seu DNA. Assim, há quase vinte anos a entidade realiza uma série de atividades que promovem o desenvolvimento e a propagação de conhecimento.

Sua atuação nesse meio inclui o fomento a pesquisas e participação em eventos científicos por meio do fornecimento de auxílio financeiro e, também, assessoria administrativa e financeira a projetos de pesquisa, além da captação de recurso em órgãos de fomento e na iniciativa privada.

PÚBLICO ATENDIDO

– Docentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES);
– Pesquisadores de centros de pesquisa;
– Alunos de graduação e pós-graduação;
– Empresas que desejam realizar parceria com instituições de pesquisa.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

1. PROJETOS CIENTÍFICOS: PESQUISA SOBRE O TRATAMENTO DE ARTRITE COM NANOPARTÍCULAS

Entre os anos de 2015 e 2017, a Faperp ficou responsável por receber e administrar os recursos pagos pelo Centro de pesquisa CIUSSS North Island of Montreal para o desenvolvimento da pesquisa “Biocompatibilité et Innocuité des nanoparticules polymériques in vitro et in vivo”. O estudo foi realizado pelo o Prof. Dr. Márcio José Tiera, docente do departamento de Química e Ciências Ambientais da Unesp/Ibilce, campus de São José do Rio Preto. A pesquisa estudou o desenvolvimento de uma terapia alternativa para o tratamento da artrite reumatoide, baseada no bloqueio da inflamação via administração de medicamentos com nanopartículas.

A Faperp tem a ciência em seu DNA e sua atuação se volta para fomentar projetos científicos por meio do fornecimento de auxílio financeiro e assessoria administrativa e financeira a projetos de pesquisa, além da captação de recurso em órgãos de fomento e na iniciativa privada. “A Faperp proporcionou todo apoio e orientação, começando pela transferência dos recursos do exterior para o Brasil. A Fundação também foi responsável pelo pagamento e elaboração da prestação de contas. Toda e qualquer aquisição de material era realizada somente com nossa aprovação documentada via e-mail, com cópia para os envolvidos”, conta o pesquisador.

Para o Prof. Dr. Márcio José Tiera, a Faperp possui um papel importante para a comunidade acadêmica. “A Faperp tem papel fundamental na divulgação da ciência e cultura. Em particular, para a comunidade acadêmica, representa não somente um apoio na administração de recursos para a pesquisa, mas também atua diretamente na formação de jovens e educadores, desempenhando atividades de importância social e política. É um orgulho para São José do Rio Preto e toda nossa região”, finaliza.

2. CONSULTORIA E PALESTRAS PARA ESCOLAS

A Faperp conta com mais de 20 anos de experiência em projetos educacionais para escolas públicas e privadas por meio do Projeto Faperp Educação. A iniciativa visa promover maior diálogo entre os públicos das escolas (líderes, docentes, alunos e pais de alunos) no que tange os desafios da educação contemporânea.

Para isso, contamos com especialistas de diversas áreas da educação qualificados para criar soluções para os entraves observados no ambiente escolas. Por meio da nossa metodologia, realizamos um diagnóstico completo da organização e desenvolvemos um plano de ação com uma série de intervenções técnicas para os problemas levantados, como palestras, oficinas, formações, entre outras. Além disso, sua escola contará com nosso acompanhamento ao longo de toda a consultoria, aferindo se os resultados estão de acordo com os objetivos.

Inscreva-se e saiba mais sobre o Faperp Educação!

3. PESQUISA SOBRE ÁCAROS EM SERINGAIS

Fonte da matéria-prima para a produção de borracha, a seringueira sofre constante ataque de ácaros, que perfuram as células das folhas para se alimentar de seu conteúdo, ocasionando desfolhamento prematuro e a consequente diminuição da produção de látex.

Buscando maneiras de combater essa praga, pesquisadores da Unesp/Ibilce, em 2010, firmaram parceria, por meio da Faperp, com a empresa Plantações Edouard Michelin. No território estudado, foi registrada a ocorrência natural de duas espécies de fungos parasitos de ácaros-praga em áreas de cultivo de seringueira, que podem ser utilizados como forma alternativa no controle desse tipo de infestação.

A constatação da infecção natural de ácaros por determinado tipo de fungo na área incentivou técnicos da Michelin a cultivarem esse fungo em laboratório para aplicá-lo nos seringais, como forma alternativa de controle de ácaros-praga.
A pesquisa foi realizada sob a coordenação do professor Reinaldo Feres, do Departamento de Zoologia e Botânica da Unesp/Ibilce.

4. PESQUISA PARA UTILIZAÇÃO DE BIOPESTICIDA EM MUDAS DE FLORES

Em 2006, a Faperp administrou os recursos de parceria firmada entre a Unesp/Ibilce e a empresa Athena Mudas para a realização de pesquisa visando ao controle do ácaro rajado em mudas de crisântemo e dália. Para o estudo, foi utilizado um biopesticida à base de ésteres de sacarose, configurando-se num produto atóxico, biodegradável e de baixo custo.

O trabalho foi realizado pelos docentes Maurício Bôscolo e Reinaldo Feres, da Unesp/Ibilce, e pelo professor Odair Aparecido Fernandes, da Unesp de Jaboticabal. Para o desenvolvimento do biopesticida, o grupo contou com apoio da Fapesp.