A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp) incentiva o desenvolvimento científico, cultural, educacional e social, contribuindo com a comunidade em que está inserida e com o país. Tem suas contas acompanhadas e aprovadas pelo Ministério Público e suas atividades supervisionadas por um Conselho Curador, formado por pessoas de referência em suas atividades profissionais e que atuam na entidade voluntariamente.

A entidade foi criada, em setembro de 1996, por iniciativa de um grupo de professores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Unesp de São José do Rio Preto (SP), e de pessoas da sociedade civil rio-pretense que buscavam uma maneira de oferecer cursos e serviços à comunidade. Inicialmente, foi instalada numa sala dentro do câmpus da universidade. Ao ampliar suas atividades e seu alcance, mudou-se para uma sede externa.

A Faperp é uma instituição do Terceiro Setor, ou seja, uma entidade sem fins lucrativos, que executa projetos e fomenta ações típicas de governos. Não recebe repasse de verbas públicas, mantendo-se por meio dos serviços que realiza. Os recursos são, primeiramente, utilizados para a manutenção de sua estrutura operacional. O valor remanescente é, então, aplicado pela Faperp integralmente em prol de seus objetivos institucionais.

Os projetos desenvolvidos pela Fundação beneficiam públicos variados, como alunos da rede pública, pesquisadores acadêmicos, artistas, pessoas em condição de vulnerabilidade, entre outros. Para saber mais detalhes sobre sua forma de atuação, leia abaixo o item o que fazemos e como nos contratar.

O QUE FAZEMOS

Todas as atividades da Faperp têm como objetivo estimular a Assistência Social, a Cultura, a Educação e a Pesquisa Científica, contribuindo com o desenvolvimento de São José do Rio Preto (SP) e do país. Saiba como a Fundação pode ajudá-lo:

CAPTAÇÃO DE RECURSOS
captação e gerenciamento de recursos para a realização de projetos culturais, científicos e educacionais.

EDUCAÇÃO
realização de projetos focados no desenvolvimento dos alunos e na capacitação dos profissionais da área.

CURSOS
parceria para oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu, além de difusão cultural, extensão e atualização.

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
gestão financeira e das atividades de projetos culturais, científicos, educacionais e sociais.

SOCIAL
realização de projetos para consolidação do processo de aprimoramento do SUAS.

CULTURA
realização de projetos para democratizar o acesso a produções culturais e formar artistas

PESQUISA CIENTÍFICA
captação de recursos para projetos ou concessão de apoio a pesquisas e eventos científicos.

APOIO
oferta de subsídio a projetos de extensão, pesquisa, publicações científicas e organização de eventos.

COMO NOS CONTRATAR:
A Faperp presta serviços para órgãos da administração pública direta e indireta das três esferas (federal, estadual e municipal) e também para empresas privadas. A natureza do objeto da contratação define o instrumento adequado. Sendo assim, a Faperp pode ser contratada pelas seguintes formas:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A) DISPENSA DE LICITAÇÃO: por se tratar de fundação sem fins lucrativos, a FAPERP está dispensada de processo licitatório para realização de concursos públicos, de acordo com o que estabelece o inciso XIII do artigo 24 da Lei 8666, de 21/06/1993, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal.

B) CONVÊNIOS: de acordo com o objeto da contratação, a Faperp pode firmar convênios. Convênios são acordos firmados entre um órgão da administração pública federal, distrital ou municipal direta ou indireta e uma entidade particular sem fins lucrativos, para realização de objetivos de interesse comum entre os participantes.

C) TERMO DE COLABORAÇÃO E TERMO DE FOMENTO: A FAPERP atende a todos os requisitos estabelecidos na Lei n. 13.019 de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferência de recursos financeiros entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público. Portanto, assim que a referida legislação entrar em vigência, a FAPERP estará apta a firmar termos de colaboração e fomento

EMPRESAS PRIVADAS
A) CONTRATO: Para a iniciativa privada, a FAPERP pode ser contratada nas áreas de seus objetivos institucionais, mediante contrato de prestação de serviços.

B) LICITAÇÃO: A Faperp participa também de procedimentos licitatórios nos termos da Lei n. 8.666/93.

Diretoria e Conselho da Faperp

DIRETORIA

A Faperp conta com uma Diretoria composta por três integrantes, que se destacam na sociedade em suas áreas de atuação profissional e se relacionam com a Fundação de forma voluntária. Os cargos da Diretoria se dividem em diretor-presidente, diretor-administrativo e diretor-científico. A gestão é de dois anos. No final desse período, o Conselho Curador elege três novos nomes, designados a atuar pelos dois anos seguintes. É permitida a recondução de um diretor por mais dois anos em determinado cargo. Os diretores da Faperp em exercício são:

DIRETOR-PRESIDENTE: Carmo Augusto Rosin

DIRETOR-ADMINISTRATIVO: Adalberto Aniceto

DIRETOR-CIENTÍFICO: Wallace Correa de Oliveira Casaca

CONSELHO CURADOR

Formado por pessoas de referência em suas atividades profissionais, com mandato de quatro anos, o Conselho Curador conta com representantes das áreas jurídica, de comunicação, da saúde, agrícola, empresarial, tecnológica e da administração pública, além de três representantes da UNESP de Rio Preto. Sua função é fiscalizar as atividades da Diretoria e cuidar para que o Estatuto e o Regimento Interno se cumpram em todos os aspectos. Assim como na Diretoria, seus integrantes atuam na entidade voluntariamente. Atualmente, o Conselho Curador é composto por:

JURÍDICA

ADYR CELSO BRAZ JUNIOR – TITULAR

PAOLA CRISTINA MORETTI – SUPLENTE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

JAIR MORETTI – TITULAR

ROSEMARY DIAS LONGHINI – SUPLENTE

SAÚDE

ROSA SAYOKO KAWASAKI-OYAMA – TITULAR

GREICIANE MARIA DA SILVA FLORIM – SUPLENTE

COMUNICAÇÕES

JOSÉ ROBERTO DE LALIBERA – TITULAR

LUIZ ROBERTO MONTAGNA ZANATTA – SUPLENTE

EMPRESARIAL

WILSON SOUBHIA JUNIOR – TITULAR

CRISTIANE MORENO LOBANCO VILLA – SUPLENTE

AGRÍCOLA

PAULO TADEU DE OLIVERA SADER– TITULAR

GABRIELA SOUZA CINTRA – SUPLENTE

TECNOLÓGICA

CARLOS MAGNUS CARLSON FILHO– TITULAR

ADRIANO LUÍS SIMONATO– SUPLENTE

UNESP

JOSÉ GERALDO NERY – TITULAR

FERNANDO ALVES MELO – SUPLENTE

ALEARDO MANACERO JUNIOR – TITULAR

SEBASTIÃO CARLOS LEITE – SUPLENTE

NILCE MARIA PEREIRA – TITULAR

PAULA TAVARES PINTO – SUPLENTE

Ex-Diretores

Nome

Cargo

Entidade

Mandato

 

 

 

Início

Término

Gentil Luiz de Faria

Diretor-Presidente

Diretor Científico

Unesp

03/03/1997

02/03/1999

Orlando José Bolçone

Diretor-Administrativo

Administração Pública

03/03/1997

02/03/1999

 

 

 

 

 

Gentil Luiz de Faria

Diretor-Presidente

Unesp

03/03/1999

11/03/2001

Orlando José Bolçone

Diretor-Administrativo

Administração Pública

03/03/1999

11/03/2001

Hermione Elly Melara de Campos Bicudo

Diretora-Científica

Unesp

28/06/1999

27/06/2001

 

 

 

 

 

Nicanor Batista Júnior

Diretor-Presidente

Administração Pública

12/03/2001

31/12/2002

Trajano Pires da Nóbrega Neto

Diretor-Administrativo

Unesp

12/03/2001

31/12/2002

Hermione Elly Melara de Campos Bicudo

Diretora-Científica

Unesp

28/06/1999

27/06/2003

 

 

 

 

 

Nicanor Batista Júnior

Diretor-Presidente

Administração Pública

01/01/2003

31/12/2004

Trajano Pires da Nóbrega Neto

Diretor-Administrativo

Unesp

01/01/2003

31/12/2004

Maria Dalva Silva Pagotto

Diretora-Científica

Unesp

28/06/2003

27/06/2005

 

 

 

 

 

Maria Dalva Silva Pagotto

Diretor-Presidente

Unesp

01/01/2005

31/12/2006

Emília Maria Martins de Toledo Leme

Diretor-Administrativo

Administração Pública

01/01/2005

21/12/2006

Fernando Ferrari

Diretor-Científico

Unesp

01/01/2005

31/12/2006

 

 

 

 

 

Oswaldo Tadeu Greco

Diretor-Presidente

Saúde

01/01/2007

31/12/2008

Emília Maria Martins de Toledo Leme

Diretora-Administrativa

Administração Pública

01/01/2007

21/12/2008

Aparecida Francisco da Silva

Diretora-Científica

Unesp

01/01/2007

31/12/2008

 

 

 

 

 

Oswaldo Tadeu Greco

Diretor-Presidente

Saúde

01/01/2009

31/12/2010

Antonio José Manzato

Diretor-Administrativo

Unesp

01/01/2009

21/12/2010

Aparecida Francisco da Silva

Diretora-Científica

Unesp

01/01/2009

31/12/2010

 

 

 

 

 

Antonio José Manzato

Diretor-Presidente

Unesp

01/01/2011

31/12/2012

Carlos Roberto Valêncio

Direto-Administrativo

Unesp

01/01/2011

31/12/2012

Raul Aragão Martins

Diretor-Científico

Unesp

01/01/2011

31/12/2012

 

 

 

 

 

Antonio José Manzato

Diretor-Presidente

Unesp

01/01/2013

31/12/2014

Carlos Roberto Valêncio

Direto-Administrativo

Unesp

01/01/2013

31/12/2014

Raul Aragão Martins

Diretor-Científico

Unesp

01/01/2013

31/12/2014

 

 

 

 

 

Luiz Carlos Baida

Diretor-Presidente

Unesp

01/01/2015

31/12/2019

Marinônio Lopes Cornélio

Diretor- Administrativo

Unesp

01/01/2015

31/12/2019

Cláudia Regina Bonini Domingos

Diretora-Científica

Unesp

01/01/2015

31/12/2019

 

 

 

 

 

Leandro Alves Neves

Diretor-Presidente

Unesp

01/01/2020

04/03/2020

Gustavo Orlando Bonilha Rodrigues

Diretor- Administrativo

Unesp

01/01/2020

04/03/2020

Ana Elizabete Silva

Diretora-Científica

Unesp

01/01/2020

31/12/2021

 

 

 

 

 

Regina Helena Morganti Fornari Chueire

Diretora-Presidente

Saúde

05/03/2020

31/12/2021

Emilia Maria Martins de Toledo Leme

Diretora-Administrativa

Administração Pública

05/03/2020

31/12/2021

Ana Elizabete Silva

Diretora-Científica

UNESP

01/01/2020

31/12/2021

 

 

 

 

 

Ademar Pereira dos Reis Filho

Diretor-Presidente

Tecnológica

01/01/2022

31/12/2023

Rubens de Andrade Ribeiro Filho

Diretor-Administrativo

Sociedade Civil

01/01/2022

31/12/2023

Rodrigo Capobianco Guido

Diretor-Científico

Unesp

01/01/2022

31/12/2023