A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp) incentiva o desenvolvimento científico, cultural, educacional e social, contribuindo com a comunidade em que está inserida e com o país. Tem suas contas acompanhadas e aprovadas pelo Ministério Público e suas atividades supervisionadas por um Conselho Curador, formado por pessoas de referência em suas atividades profissionais e que atuam na entidade voluntariamente.
A entidade foi criada, em setembro de 1996, por iniciativa de um grupo de professores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Unesp de São José do Rio Preto (SP), e de pessoas da sociedade civil rio-pretense que buscavam uma maneira de oferecer cursos e serviços à comunidade. Inicialmente, foi instalada numa sala dentro do câmpus da universidade. Ao ampliar suas atividades e seu alcance, mudou-se para uma sede externa.
A Faperp é uma instituição do Terceiro Setor, ou seja, uma entidade sem fins lucrativos, que executa projetos e fomenta ações típicas de governos. Não recebe repasse de verbas públicas, mantendo-se por meio dos serviços que realiza. Os recursos são, primeiramente, utilizados para a manutenção de sua estrutura operacional. O valor remanescente é, então, aplicado pela Faperp integralmente em prol de seus objetivos institucionais.
Os projetos desenvolvidos pela Fundação beneficiam públicos variados, como alunos da rede pública, pesquisadores acadêmicos, artistas, pessoas em condição de vulnerabilidade, entre outros. Para saber mais detalhes sobre sua forma de atuação, leia abaixo o item o que fazemos e como nos contratar.
O QUE FAZEMOS
Todas as atividades da Faperp têm como objetivo estimular a Assistência Social, a Cultura, a Educação e a Pesquisa Científica, contribuindo com o desenvolvimento de São José do Rio Preto (SP) e do país. Saiba como a Fundação pode ajudá-lo:
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
captação e gerenciamento de recursos para a realização de projetos culturais, científicos e educacionais.
EDUCAÇÃO
realização de projetos focados no desenvolvimento dos alunos e na capacitação dos profissionais da área.
CURSOS
parceria para oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu, além de difusão cultural, extensão e atualização.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
gestão financeira e das atividades de projetos culturais, científicos, educacionais e sociais.
SOCIAL
realização de projetos para consolidação do processo de aprimoramento do SUAS.
CULTURA
realização de projetos para democratizar o acesso a produções culturais e formar artistas
PESQUISA CIENTÍFICA
captação de recursos para projetos ou concessão de apoio a pesquisas e eventos científicos.
APOIO
oferta de subsídio a projetos de extensão, pesquisa, publicações científicas e organização de eventos.
COMO NOS CONTRATAR:
A Faperp presta serviços para órgãos da administração pública direta e indireta das três esferas (federal, estadual e municipal) e também para empresas privadas. A natureza do objeto da contratação define o instrumento adequado. Sendo assim, a Faperp pode ser contratada pelas seguintes formas:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A) DISPENSA DE LICITAÇÃO: por se tratar de fundação sem fins lucrativos, a FAPERP está dispensada de processo licitatório para realização de concursos públicos, de acordo com o que estabelece o inciso XIII do artigo 24 da Lei 8666, de 21/06/1993, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal.
B) CONVÊNIOS: de acordo com o objeto da contratação, a Faperp pode firmar convênios. Convênios são acordos firmados entre um órgão da administração pública federal, distrital ou municipal direta ou indireta e uma entidade particular sem fins lucrativos, para realização de objetivos de interesse comum entre os participantes.
C) TERMO DE COLABORAÇÃO E TERMO DE FOMENTO: A FAPERP atende a todos os requisitos estabelecidos na Lei n. 13.019 de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferência de recursos financeiros entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público. Portanto, assim que a referida legislação entrar em vigência, a FAPERP estará apta a firmar termos de colaboração e fomento
EMPRESAS PRIVADAS
A) CONTRATO: Para a iniciativa privada, a FAPERP pode ser contratada nas áreas de seus objetivos institucionais, mediante contrato de prestação de serviços.
B) LICITAÇÃO: A Faperp participa também de procedimentos licitatórios nos termos da Lei n. 8.666/93.
Diretoria e Conselho da Faperp
DIRETORIA
A Faperp conta com uma Diretoria composta por três integrantes, que se destacam na sociedade em suas áreas de atuação profissional e se relacionam com a Fundação de forma voluntária. Os cargos da Diretoria se dividem em diretor-presidente, diretor-administrativo e diretor-científico. A gestão é de dois anos. No final desse período, o Conselho Curador elege três novos nomes, designados a atuar pelos dois anos seguintes. É permitida a recondução de um diretor por mais dois anos em determinado cargo. Os diretores da Faperp em exercício são:
DIRETOR-PRESIDENTE: Carmo Augusto Rosin
DIRETOR-ADMINISTRATIVO: Adalberto Aniceto
DIRETOR-CIENTÍFICO: Wallace Correa de Oliveira Casaca
CONSELHO CURADOR
Formado por pessoas de referência em suas atividades profissionais, com mandato de quatro anos, o Conselho Curador conta com representantes das áreas jurídica, de comunicação, da saúde, agrícola, empresarial, tecnológica e da administração pública, além de três representantes da UNESP de Rio Preto. Sua função é fiscalizar as atividades da Diretoria e cuidar para que o Estatuto e o Regimento Interno se cumpram em todos os aspectos. Assim como na Diretoria, seus integrantes atuam na entidade voluntariamente. Atualmente, o Conselho Curador é composto por:
JURÍDICA
ADYR CELSO BRAZ JUNIOR – TITULAR
PAOLA CRISTINA MORETTI – SUPLENTE
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
JAIR MORETTI – TITULAR
ROSEMARY DIAS LONGHINI – SUPLENTE
SAÚDE
ROSA SAYOKO KAWASAKI-OYAMA – TITULAR
GREICIANE MARIA DA SILVA FLORIM – SUPLENTE
COMUNICAÇÕES
JOSÉ ROBERTO DE LALIBERA – TITULAR
LUIZ ROBERTO MONTAGNA ZANATTA – SUPLENTE
EMPRESARIAL
WILSON SOUBHIA JUNIOR – TITULAR
CRISTIANE MORENO LOBANCO VILLA – SUPLENTE
AGRÍCOLA
PAULO TADEU DE OLIVERA SADER– TITULAR
GABRIELA SOUZA CINTRA – SUPLENTE
TECNOLÓGICA
CARLOS MAGNUS CARLSON FILHO– TITULAR
ADRIANO LUÍS SIMONATO– SUPLENTE
UNESP
JOSÉ GERALDO NERY – TITULAR
FERNANDO ALVES MELO – SUPLENTE
ALEARDO MANACERO JUNIOR – TITULAR
SEBASTIÃO CARLOS LEITE – SUPLENTE
NILCE MARIA PEREIRA – TITULAR
PAULA TAVARES PINTO – SUPLENTE
Ex-Diretores
Nome | Cargo | Entidade | Mandato | |
|
|
| Início | Término |
Gentil Luiz de Faria | Diretor-Presidente Diretor Científico | Unesp | 03/03/1997 | 02/03/1999 |
Orlando José Bolçone | Diretor-Administrativo | Administração Pública | 03/03/1997 | 02/03/1999 |
|
|
|
|
|
Gentil Luiz de Faria | Diretor-Presidente | Unesp | 03/03/1999 | 11/03/2001 |
Orlando José Bolçone | Diretor-Administrativo | Administração Pública | 03/03/1999 | 11/03/2001 |
Hermione Elly Melara de Campos Bicudo | Diretora-Científica | Unesp | 28/06/1999 | 27/06/2001 |
|
|
|
|
|
Nicanor Batista Júnior | Diretor-Presidente | Administração Pública | 12/03/2001 | 31/12/2002 |
Trajano Pires da Nóbrega Neto | Diretor-Administrativo | Unesp | 12/03/2001 | 31/12/2002 |
Hermione Elly Melara de Campos Bicudo | Diretora-Científica | Unesp | 28/06/1999 | 27/06/2003 |
|
|
|
|
|
Nicanor Batista Júnior | Diretor-Presidente | Administração Pública | 01/01/2003 | 31/12/2004 |
Trajano Pires da Nóbrega Neto | Diretor-Administrativo | Unesp | 01/01/2003 | 31/12/2004 |
Maria Dalva Silva Pagotto | Diretora-Científica | Unesp | 28/06/2003 | 27/06/2005 |
|
|
|
|
|
Maria Dalva Silva Pagotto | Diretor-Presidente | Unesp | 01/01/2005 | 31/12/2006 |
Emília Maria Martins de Toledo Leme | Diretor-Administrativo | Administração Pública | 01/01/2005 | 21/12/2006 |
Fernando Ferrari | Diretor-Científico | Unesp | 01/01/2005 | 31/12/2006 |
|
|
|
|
|
Oswaldo Tadeu Greco | Diretor-Presidente | Saúde | 01/01/2007 | 31/12/2008 |
Emília Maria Martins de Toledo Leme | Diretora-Administrativa | Administração Pública | 01/01/2007 | 21/12/2008 |
Aparecida Francisco da Silva | Diretora-Científica | Unesp | 01/01/2007 | 31/12/2008 |
|
|
|
|
|
Oswaldo Tadeu Greco | Diretor-Presidente | Saúde | 01/01/2009 | 31/12/2010 |
Antonio José Manzato | Diretor-Administrativo | Unesp | 01/01/2009 | 21/12/2010 |
Aparecida Francisco da Silva | Diretora-Científica | Unesp | 01/01/2009 | 31/12/2010 |
|
|
|
|
|
Antonio José Manzato | Diretor-Presidente | Unesp | 01/01/2011 | 31/12/2012 |
Carlos Roberto Valêncio | Direto-Administrativo | Unesp | 01/01/2011 | 31/12/2012 |
Raul Aragão Martins | Diretor-Científico | Unesp | 01/01/2011 | 31/12/2012 |
|
|
|
|
|
Antonio José Manzato | Diretor-Presidente | Unesp | 01/01/2013 | 31/12/2014 |
Carlos Roberto Valêncio | Direto-Administrativo | Unesp | 01/01/2013 | 31/12/2014 |
Raul Aragão Martins | Diretor-Científico | Unesp | 01/01/2013 | 31/12/2014 |
|
|
|
|
|
Luiz Carlos Baida | Diretor-Presidente | Unesp | 01/01/2015 | 31/12/2019 |
Marinônio Lopes Cornélio | Diretor- Administrativo | Unesp | 01/01/2015 | 31/12/2019 |
Cláudia Regina Bonini Domingos | Diretora-Científica | Unesp | 01/01/2015 | 31/12/2019 |
|
|
|
|
|
Leandro Alves Neves | Diretor-Presidente | Unesp | 01/01/2020 | 04/03/2020 |
Gustavo Orlando Bonilha Rodrigues | Diretor- Administrativo | Unesp | 01/01/2020 | 04/03/2020 |
Ana Elizabete Silva | Diretora-Científica | Unesp | 01/01/2020 | 31/12/2021 |
|
|
|
|
|
Regina Helena Morganti Fornari Chueire | Diretora-Presidente | Saúde | 05/03/2020 | 31/12/2021 |
Emilia Maria Martins de Toledo Leme | Diretora-Administrativa | Administração Pública | 05/03/2020 | 31/12/2021 |
Ana Elizabete Silva | Diretora-Científica | UNESP | 01/01/2020 | 31/12/2021 |
|
|
|
|
|
Ademar Pereira dos Reis Filho | Diretor-Presidente | Tecnológica | 01/01/2022 | 31/12/2023 |
Rubens de Andrade Ribeiro Filho | Diretor-Administrativo | Sociedade Civil | 01/01/2022 | 31/12/2023 |
Rodrigo Capobianco Guido | Diretor-Científico | Unesp | 01/01/2022 | 31/12/2023 |